Inhance Technologies lança um processo comercial para eliminar PFAS de fluoropolímeros

HOUSTON, 17 de março de 2020 - O Inhance Technologies, fornecedora líder internacional de soluções em ciência de materiais poliméricos, especializada em oferecer ao mundo opções mais responsáveis e sustentáveis, anunciou hoje que lançou comercialmente um processo para eliminar substâncias perfluoroalquil (PFAS), incluindo o ácido perfluorooctanóico (PFOA) a partir de resinas fluoropoliméricas.

O Inhance Technologies informou que o Fixpure™, seu processo para erradicar o PFAS do politetrafluoretileno (PTFE) e de outros fluoropolímeros, foi desenvolvido em resposta a preocupações mundiais em relação ao PFAS antes da implementação planejada do regulamento do Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH) ainda neste ano.

Apelidado de "produtos químicos duradouros", o PFAS, incluindo o PFOA, tem sido usado na produção de PTFE e outros plásticos fluoropolímeros há décadas. Os tipos de PFAS agora estão sendo identificadas em bens de consumo e produtos industriais cotidianos causando preocupações sobre seu impacto na saúde humana e no meio ambiente. O Inhance Technologies passou os últimos dois anos desenvolvendo um processo para eliminá-los sem afetar o desempenho do produto.

“O PTFE é um material crítico para muitas aplicações, mas as preocupações com o PFAS e o PFOA estão fazendo com que muitos examinem seu uso em formulações e produtos", disse o presidente e CEO da Inhance Technologies, Andrew Thompson. “Nossa solução, Fixpure™, fornece o uso contínuo de resinas de PTFE sem a degradação de desempenho, substituição de material ou preocupações com PFAS."

O processo da Inhance Technologies elimina os PFAS, incluindo o PFOA, até níveis não detectáveis de resinas, pós finos e ceras, e agora está disponível em escala comercial no local de fabricação da Inhance Technologies em Houston.

“Além de eliminar estes 'produtos químicos duradouros' dos fluoropolímeros, nossa tecnologia inovadora não afeta as características do material a granel, como o tamanho ou formato das partículas", disse o Dr. Prakash Lyer, Vice-Presidente Sênior de Tecnologia da Inhance Technologies. “Isso significa que os recursos críticos de desempenho que estes materiais conferem aos revestimentos, lubrificantes e outras formulações são mantidos. Nossos processos podem tratar materiais de pós submicrônicos a pellets, incluindo micropós em PTFE, moídos e reciclados, sem afetar negativamente os produtos finais".

© 2020 Inhance Technologies Todos os Direitos Reservados Ver o Mapa do Site